Nutricionista dá dicas para ceia de Ano Novo saudável

Profissional de Sorocaba ensina diversas receitas para a festa da virada. Entre as opções estão palmito ao forno, farofa, nhoque e arroz integral.

0
199
Aprenda dicas saudáveis de ceia de Réveillon
Aprenda dicas saudáveis de ceia de Réveillon

Como perder peso?

Perder peso, entrar naquela calça guardada no armário, “projeto verão”. Estas são algumas das promessas mais feitas em épocas de festas para comemorar a virada de calendário. O problema é que, logo após a promessa, muita gente acaba abusando durante a ceia da festa da virada.

De acordo com a nutricionista de Sorocaba(SP) Tatiane Pinto, a dica é não deixar de comer durante o dia com a ideia de “compensar” tudo no fim da noite. “Sempre precisamos nos alimentar a cada três horas, inclusive nestas festas, para não ficar com a fome acumulada. Antes de sair de casa, é recomendável também forrar o estômago comendo algum alimento rico em fibras, pois eles promovem a sensação de saciedade”, conta. Entre as sugestões estão maçã, iogurte com granola, salada de folhas e vitamina de frutas com farelo de aveia. Outra sugestão é tentar fazer alguma atividade física para queimar algumas calorias.

Durante a festa, Tatiane recomenda evitar beliscar castanhas, nozes e frutas secas.

“Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e, em excesso, podem contribuir para o aumento do peso. Em excesso, as frutas oleaginosas também podem causar dor de cabeça”. O recomendado também é escolher um momento só para comer. “Tente comer primeiro uma salada regada em azeite com vegetais escuros, para aumentar a destoxificação no fígado.”

O alerta da nutricionista também é para se maneirar na bebida alcoólica, sempre balanceando com um copo de água, e mastigar bem os alimentos. As pessoas, entretanto, não precisam se privar ou evitar os principais pratos desta época do ano. “De preferência para o peru, tender e o lombo, pois contém pouca gordura e calorias. Utilize-os no lugar do pernil, ou carnes vermelhas recheadas. Duas fatias de peru assado, por exemplo, têm 190 calorias, enquanto duas fatias de pernil têm 380 calorias.”

Ceia saudável

G1 consultou a técnica em nutrição de um restaurante de Sorocaba (SP), Loide de Amorim Pires, para que ela preparasse uma ceia saudável e fácil de ser feita em casa para a festa da virada.

A lentilha, por exemplo, considerada boa para atrair boas energias no ano que se inicia, é um dos componentes da salada de entrada. Após cozinhar uma xícara e meia de lentinha, acrescente ao prato duas cenouras cozidas, meia xícara de pimentão picado, um maço de agrião sem os talos, uma xícara de queijo minas picado. Acrescente ainda uma pera também cozida picada e alfafa, além de temperar com pimenta do reino e azeite extravirgem. “É preciso maneirar na lentilha porque ela é calórica. Uma alternativa é trocar o queijo minas por tofu, que é rico em proteínas e tem baixa caloria”, explica Loide.

Receita com palmito

O primeiro prato da a ceia saudável indicado pela profissional é um palmito ao forno temperado com ervas finas. O palmito pupunha in natura, destes comprados em feiras, deve ser colocado no forno por cerca de duas horas, variando de acordo com a intensidade da chama. Após isto, basta cortar ao meio e temperar com azeite e ervas como tomilho, alecrim, orégano e pimenta desidratada. Quatro porções custam em média R$ 20.

Nhoque

Já o prato principal também é baseado em superstições: Na receita da profissional foi usada a farinha de quinoa, uma boa fonte de proteínas e que ajuda na sensação de saciedade. Para fazer o nhoque, primeiro cozinhe duas cenouras. “Elas podem ser substituídas por espinafre ou beterraba, variando com a preferência da pessoa”, conta Loide.

Coloque a cenoura, junto com água, azeite e sal em uma panela até ferver. Em seguida, coloque 45g de farinha de quinoa e 45g de farinha de trigo. Mexa até a massa adquirir consistência, enrole e já está pronto para servir. Na hora de ir ao prato, a sugestão é que ele seja servido com um molho branco tradicional – usando manteiga sem sal e leite desnatado no lugar do creme de leite – e um pouco de parmesão. “A receita rende de quatro a cinco porções, cada uma com aproximadamente 200 calorias. Na média, a pessoa vai gastar R$ 7 por prato.”

A ceia termina com um Parfait de Manga e Calda de Frutas Vermelhas para a sobremesa, preparado pela ajudante de cozinha Vivian Fukuda. Já que a manga é uma fruta calórica, a recomendação é que se coloque pouca fruta por porção. Uma manga picada, por exemplo, pode render até cinco sobremesas. Em vasilhas individuais, coloque a fruta, um pote de iogurte natural sem soro e a calda de frutas vermelhas. Enfeite o doce com um morango e uma folha de hortelã.

Para fazer a calda, serão necessários 100 gramas de morango, framboesa e amora picadas por porção. Cozinhe tudo com uma colher de açúcar e uma xícara de água. A calda pode ser produzida também usando uma romã, fruta conhecida por trazer dinheiro no próximo ano. Meia romã é utilizada para a produção da calda e a outra metade para enfeitar o prato.

Pós-ceia sem dor de cabeça

E para o dia seguinte, a dica é beber muita água. “A hidratação é importante, já que o álcool desidrata o organismo – por isso, você fica com a boca seca e dor no corpo”, explica a nutricionista Tatiane. A orientação é tomar muita água, chás, água-de-coco e comer alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes evitando sempre as frituras e alimentos gordurosos, que dificultam a digestão e pioram a ressaca.

A nutricionista afirma que as pessoas devem evitar dietas extremamente restritivas. “O resultado poderá ser o oposto do que o desejado caso você não suporte a fome. O ideal é, nas refeições principais, consumir alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais”, conta. Dessa maneira, o organismo irá receber o alerta de saciedade, levando à interrupção da ação de se alimentar. Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, fazendo com que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente.

Outra opção são as bebidas conhecidas como detox, que “limpam” o organismo, como sugere a nutricionista de Jundiaí (SP), Olívia Fernandes. Entre eles está o hibisco. Em forma de chá, a planta colabora com o emagrecimento, já que tem ação termogênica e acelera o metabolismo, além de ser diurético.

Salpicão de Legumes

Ingredientes: Meia unidade de alface americana;  ½ maço de rúcula; 10 unidades de tomate cereja; 1 repolho médio picado bem fininho; 1 cenoura ralada no ralo grosso; 1 maçã sem casca picada; 5 castanhas do para picados; ½ xícara de salsinha picada; ½ xícara de manjericão picado; ½ xícara de uva passa picadas; 2 colheres de sopa de azeitonas picadas; 3 colheres de sopa cheia de maionese light; raspas de 1 limão.
Preparo: Coloque em uma travessa para salada o alface e a rúcula entre as laterais e reserve.  Misture todos os ingredientes restantes menos o tomate, e coloque na travessa, decore com os tomates.

Peru assado ao molho de ervas e lâminas de abóbora com gergelim

Ingredientes: 1 peru; 1 cebola; 1 alho poró; 1 fio de azeite; 200 ml de vinagre balsâmico; 1 garrafa de vinho branco; sal a gosto; pimenta a gosto; 1 pires de gergelim; ½ unidade de abóbora cabotiã;  ervas frescas (tomilho, alecrim e sálvia a gosto).
Preparo: Marine o peru com todos os ingredientes, menos a abóbora e o gergelim. Deixe na geladeira por 24 horas e vire no meio do tempo. Asse em forno médio  por aproximadamente 3 horas. Lamine a abóbora em fatias finas e asse com a casca. Salpique o gergelim. Sirva o peru com as lâminas assadas.

Farofa de milho com lentilha e uva passa branca

Ingredientes: 250 g de farinha de milho; 50 g de lentilha; 1 cebola; 1 alho poró; 1 fio de óleo ; 1 pires de uva passa branca; sal a gosto; pimenta a gosto.
Preparo: Cozinhe a lentilha em água, mas não deixe ficar muito macia. Frite a cebola e o alho poró no fio de óleo  e acrescente a lentinha até refogar por um minuto. Coloque a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre. Por último, salpique a uva passa e tempere com sal, pimenta e ervas.

Arroz integral natalino, com lascas de amêndoas  e nozes

Ingredientes: 400 g de arroz integral; 1 pires de nozes; 1 pires de lascas de amêndoas; 1 pitada de sal; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picado; 1 fio de óleo.
Preparo: Em uma panela, coloque o óleo, refogue a cebola, alho, o sal e  o arroz  deixe cozinhar , depois de pronto, acrescente as  nozes e as lascas de amêndoas .

Sobremesa: Cufa fofinha com iogurte

Ingredientes: 3 ovos; 1 xícara de chá de açúcar fit; 100 gramas de manteiga; 1 pote de iogurte desnatado;  1 copo de leite desnatado; 1 ½  xícaras de chá de farinha de trigo; 1 xícara de chá de farinha integral ou aveia; 1 xícara de chá de uva passa; 1 xícara de chá de frutas cristalizadas; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; raspas de 1 laranja;
Modo de fazer: Bata as claras em ponto de neve, depois acrescente as gemas, o açúcar, o iogurte, o leite, raspas da laranja, a manteiga (em temperatura ambiente), bata tudo, e com a batedeira ligada acrescente aos poucos a farinha de trigo, farinha de trigo integral ou a aveia; Desligue a batedeira acrescente o fermento, o bicarbonato e misture delicadamente. Coloque a metade da massa em uma assadeira untada com manteiga e farinha, espalhe as uvas e as frutas cristalizadas na massa, coloque a outra metade da massa, e polvilhe a farofa.

Farofa

Em uma tigela acrescente 1 xícara de chá de farinha de trigo ou aveia; ½  xícara de chá não cheia de açúcar Fit; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de canela em pó. Misture tudo e coloque em cima da massa. Levar em forno pré-aquecido por 30 a 35 minutos.

 

Por que pessoas em relacionamentos felizes também traem seus companheiros

Você sabe o que está comendo? Especialistas tiram dúvidas sobre a leitura dos rótulos de alimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui